Pesquisa personalizada

sábado, 15 de agosto de 2009

Gildo de Freitas - Desafio de um Paulista e de um Gaúcho

Compositor: Gildo de Freitas e Flor da Serra
Álbum: Gildo de Freitas
Ano: 1973

Desafio de um Paulista e de um Gaúcho

Locutora: Agora vamos ter o prazer de apresentar
dois trovadores, um paulista e um gaúcho sendo eles
Gildo de Freitas e Flor da Serra para os aplausos de
vocês... e agora como o espaço de radio é curto sai
cantando Flor da Serra.

- Risca a Gaita Gaiteiro...

Flor da Serra:
Amigo Gildo de Freitas
O que tu andas fazendo
Aqui por estas bandas
Anda comprando ou vendendo
Andas dando ou apanhando
Andas ganhando ou perdendo

Gildo de Freitas:
Nem dando nem apanhando
Nem ganhando nem perdendo
Vivo na escola do mundo
Ensinando e aprendendo
Sou nascido no Rio Grande
O senhor fique sabendo

Flor da Serra:
Isto eu já fiquei sabendo
E que és bom repentista
O senhor fique ciente
Hoje por primeira vista
Tu vais entregar aos poucos
Para um trovador paulista

Gildo de Freitas:
Para um trovador Paulista
Paulista tu te convence
Que eu nasci para fazer verso
E esta trova me pertence
E o patrão dos trovadores
É o pavilhão Rio Grandense

Flor da Serra:
No Pavilhão Rio Grandense
Estou trovando contigo
O povo da tua terra
Não reconhece o perigo
Em alguns anos atrás
Foram dois estados inimigos

Gildo de Freitas:
Foi dois estados inimigos
Há muitos anos atrás
Mas tenho convicção
Que hoje não brigue mais
E o novo desafio
Retratam um sinal de paz

Flor da Serra:
Retratam um sinal de paz
És trovador competente
Se o povo daqueles tempos
Fossem mais inteligentes
Não haviam tantas guerra
Nem matavam tanta gente

Gildo de Freitas:
E de fato tu tens razão
Não matavam tanta gente
É que o estudo aumentou
Hoje é tudo diferente
Se nota pelo governo
Deste novo presidente

Flor da Serra:
Este novo presidente
Nos trouxe tanta alegria
Na hora que este Brasil
Tantas mortes prometiam
Se não fosse este gaúcho
Triste de nos o que seria

Gildo de Freitas:
Hai triste de nós o que seria
É uma barbaridade
Porque até o homem deseja
Pra o povo a tranqüilidade
Por isso nois dois também
Vamos trovar com a amizade

Flor da Serra:
Vamos trovar com amizade
Mas comigo é diferente
Eu respeito no Brasil
As leis do teu presidente
Mas na trova não respeito
Gaúcho na minha frente

Gildo de Freitas:
Gaúcho na tua frente
Eu não vim pra fazer guerra
Eu sou o Gildo de Freitas
E tu és o Flor da Serra
Mas se eu perder pra paulista
Não retorno a minha terra

Flor da Serra:
Não retorna a tua terra
Tu lida com paciência
Porque aqui em São Paulo
Vais encontrar resistência
O trovador que eu pegar
Não volta mais para querência

Gildo de Freitas:
Se eu não voltar para a querência
Não é por faltar talento
Só se houver uma paulista
Que mude o meu pensamento
Bonita e cheia da grana
Pra fazer bom casamento

Flor da Serra:
Pra fazer bom casamento
Precisa ser rica e bela
O Gildo tu estás coroa
Pra casar com a donzela
Vê se me explica cantando
Qual a sua intenção com ela

Locutora: E como o espaço é curto
Canta seu ultimo verso Gildo de Freitas.

- Obrigado menina!

Gildo de Freitas:
A minha intenção com ela
Eu sou um homem sem luxo
Depois que eu gosto da china
Eu honro quem mandou o cartucho
Venço a trova e levo ela
Pra o território gaúcho

Nenhum comentário: